Nossa história

A Instituição Caminho do Senhor nasceu do idealismo de uma alma abnegada: Acacio Fernandes Moreira que, já tendo alguns conhecimentos do Evangelho de Jesus compreendeu que não poderia “enterrar talentos”. Juntamente com o amigo e irmão de caminhada de longas datas, Gastão Veríssimo Pereira Brandão, decidiram fundar a instituição, o que ocorreu oficialmente em vinte e quatro de junho de 1984. O início foi bastante difícil, e as reuniões aconteciam no Centro Espírita Paulo de Tarso, que na época ficava no bairro de Del Castilho (RJ). Foram alguns anos de reuniões presenciais.

Em dezesseis de fevereiro de 1985 a Instituição iniciou a divulgação do Evangelho de Jesus pelo Rádio, num horário arrendado na Rádio Rio de Janeiro – 1400 AM. Os recursos iniciais foram doados pelo irmão Acacio Moreira o qual, para isso, vendeu o próprio carro.  Inicialmente os programas eram aos sábados e tinham a duração de 30 minutos.  Aos poucos começaram a aparecer ouvintes que gostavam muito do programa, comprometendo-se a ajudar. Assim, tempos depois, o programa passou a ser aos domingos, com duração de uma hora. E depois veio um novo horário às terças-feiras e mais outro às quartas-feiras e o aumento do horário de domingo para uma hora e meia.

Acacio desencarna em 17 de fevereiro de 1993 e Gastão assume a presidência da instituição.

Nada mudou com o desencarne do Acacio, que deixou uma grande lacuna. Apesar da ausência do amigo, Gastão continuou a luta. E veio um espaço (alugado) em Brás de Pina para as reuniões do grupo que aumentava gradativamente. E vieram as ações sociais, como visitas ao Abrigo Cristo Redentor, ao Centro Educacional Prof. Deolindo Couto (de crianças portadoras de necessidades especiais), as quentinhas para distribuição aos irmãos em situação de rua, os eventos, etc.

Com o fechamento – pelos órgãos oficiais – do Centro Educacional Deolindo Couto o Caminho do Senhor, sentindo a necessidade de prestar algum socorro às crianças portadoras de necessidades especiais, fundou em 1999 o Centro de Atendimento à Criança Especial e Carente – CACEC que, inicialmente, funcionava no bairro de Ramos, num imóvel alugado.

Em 2005 recebemos de um casal de ouvintes do programa – Almerinda e Carlos – a doação de um terreno com uma boa casa, no bairro de Guaratiba, Rio de Janeiro e lá, pouco depois, instalamos uma filial do CACEC

Em 2006 o CACEC deixou de ser um Serviço Social do Caminho do Senhor e tornou-se uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, com a mesma finalidade de continuar o atendimento gratuito às crianças portadoras de necessidades especiais. Devido a inúmeras dificuldades, não podendo mais arcar com o aluguel do imóvel, que tinha sofrido um aumento enorme, no ano de 2010 a unidade do CACEC em Ramos foi transferida para o prédio do Caminho do Senhor, em Brás de Pina, funcionando nesse local até dezembro de 2016, quando foi definitivamente transferido para Guaratiba, onde funciona atualmente num espaço construído e cedido pelo Caminho do Senhor para o atendimento das crianças com necessidades especiais.

Cadastre seu e-mail

E fique por dentro das novidades do
Caminho do Senhor

    pt_BRPortuguese